quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Entrega das Sacolas da Campanha de Natal 2014


No último domingo 14/12/2014 estivemos  na Associação O Raiar do Sol, na Rua Luiz Gama, 500 - Cambuci São Paulo - SP para a entrega das sacolas de doações feitas pelos nossos colaboradores e frequentadores da Casa de Caridade Formigueiro do Bem.
Foi uma tarde de muito Amor e Emoção. 
Dr. João Augusto Liberato e equipe agradecem


A Associação O Raiar do Sol é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que desenvolve um programa de atendimento integral a homens e mulheres com idade a partir de 65 anos.
Buscando minimizar o grave problema de atendimento ao idoso quando da inexistência do grupo familiar, do abandono e da carência de recursos financeiros próprios ou da família.

Atualmente a instituição presta assistência a 85 (oitenta e cinco) idosos em regime de abrigo de longa permanência, sendo que somente uma minoria recebe aposentadoria do INSS.
São mantidos por doações pontuais, sem parcerias com o poder público, resultados da generosidade e solidariedade da população. Esses grupos e pessoas, preocupados em atender as necessidades da associação, contribuem com donativos, promovem campanhas, fazem doações para o bazar e cedem mão-de-obra para reparos e consertos do prédio. 
O Raiar do Sol busca preservar a identidade do idoso e oferecer um ambiente acolhedor de respeito e dignidade, observando seus direitos e garantias.
Procura atender as necessidades de cuidados com a saúde, alimentação, higiene, repouso, lazer e desenvolver outras atividades características da vida institucional.

Djalma Batista de Oliveira
Em 1984, o Sr. Djalma Batista de Oliveira, casado com a Sra. Maria Júlia Tavares, trabalhava como enfermeiro em alguns hospitais de São Paulo.
Ao ver seu pai apresentando várias complicações próprias da idade e necessitando de atendimento 24 horas, sentiu o desejo, juntamente com sua esposa, de trabalhar com assistência a idosos. Foi quando o casal começou a trabalhar numa casa de repouso na zona sul de São Paulo.

Paralelamente ao trabalho que faziam na casa de repouso, mantinham informalmente uma outra casa onde abrigavam idosos doentes que eram moradores de rua.
Em 1990, o governo federal promoveu um projeto que visava o desenvolvimento do idoso.
Foi quando o casal conseguiu firmar o contrato de comodato do prédio do INSS no Cambuci (o atual endereço) e finalmente, no dia 10 de outubro deste mesmo ano, realizaram o antigo sonho de inaugurar um asilo sem fins lucrativos para abrigar idosos necessitados. 

Porém, a assistência do governo limitou-se à disponibilização do imóvel, sem nunca ter colaborado financeiramente.
Dona Júlia faleceu em 1993, mas o Sr. Djalma não desistiu do grande trabalho que tinha pela frente e até hoje administra a instituição com muita dedicação e empenho.










Foram mais de 300 Sacolas de Doações
em mantimentos e produtos de higiene pessoal,
2000 fraldas geriátricas descartáveis,
100 toalhas de banho e 200 peças de roupas íntimas. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário